sexta-feira, 16 de abril de 2010

Confortáveis e potentes, big trails são motos para ganhar o mundo


Desde o final do ano passado, os motociclistas fanáticos pelas big trails estão em polvorosa. Dois novos modelos habitam o imaginário destes pilotos movidos por longas viagens e muitas aventuras, seja na Transamazônica ou nos Alpes suíços. O primeiro lançamento aconteceu em 2009 no Salão de Milão, quando a Ducati apresentou a Multistrada 1200, que alia o alto desempenho de uma esportiva com o conforto e a ergonomia de uma estradeira nata. Já a Yamaha reeditou um de seus maiores sucessos e mostrou, no último mês, os detalhes da nova Yamaha Super Ténéré — em vez do antigo motor de 750 cm³, a releitura do mito japonês ganhou novo design e propulsor de 1.200 cm³.

Enquanto os dois novos modelos não desembarcam por aqui, os motociclistas brasileiros têm de se contentar com outras big trails: BMW R 1200 GS Adventure, KTM 990 Adventure, Honda XL 1000V Varadero, Ducati Multistrada 1100, Triumph Tiger 1050 e Suzuki DL 1000 V-Strom. Os preços dos modelos variam entre R$ 43.732 e R$ R$ 88.900. Confira abaixo as principais características de cada moto, que são ideais para enfrentar qualquer tipo de aventura, seja no asfalto ou em deslocamentos por estradas de chão batido.

BMW R 1200 GS Adventure
A BMW R 1200 GS Adventure impressiona pelo porte avantajado, visual, conforto e tecnologia de ponta. Com seu tanque de 33 litros cheio, a moto oferece uma autonomia de mais 500 km. Ou seja, é possível ir de São Paulo ao Rio de Janeiro sem abastecer. Outro destaque desta BMW, marca que tem mais de 85 anos de tradição, é a tecnologia embarcada: a aventureira conta com ajuste eletrônico da suspensão e controle de tração, que evita derrapagens indesejadas em superfícies escorregadias. Outra novidade eletrônica é sistema RDC, que monitora a pressão dos pneus. Para completar, freios ABS (antibloqueio) e controle de tração. Equipada com motor Boxer de 1.170 cm³ de capacidade e 105 cv de potência máxima, a R 1200 GS Adventure Premium tem preço sugerido de R$ 88.900. Além deste “mamute” sobre duas rodas, a BMW vende a versão standard, a BMW R 1200 GS, “carro-chefe” da marca no Brasil e no mundo. A principal diferença fica por conta do tanque menor e do preço: R$ 59.900, sem sistema de freios ABS.

KTM 990 Adventure
A KTM 990 é a versão de rua do modelo que participa da prova off-road mais difícil do mundo, o rali Dakar. Corpo trail com alma estradeira, esta KTM oferece conforto, segurança e a capacidade de rodar muitos quilômetros, já que o tanque de combustível tem capacidade para armazenar 19,5 litros. A Adventure conta com para-brisa alto, para-lama dianteiro rente ao pneu, protetor de mão, banco em dois níveis e bagageiro, que pode receber um top case. O modelo da marca austríaca está equipado com o que há de mais moderno em termos de equipamentos: freios Brembo com sistema ABS, suspensão multi ajustáveis da grife White Power e rodas de alumínio Marcheshini. O motor é um V-Twin, a 75º, de 999 cm³. No Brasil, a KTM 990 Adventure custa R$ 62 mil.


Honda XL 1000V Varadero
A motocicleta mais aventureira da linha Honda, a Honda Varadero XL 1000V oferece conforto, versatilidade e alta tecnologia. Importada, a big trail da marca nipônica é um sucesso de vendas na Europa desde o seu lançamento, no final da década de 1990. No Brasil chegou em 2007. Outra vantagem da Varadero é sua grande autonomia, já que o tanque de combustível tem capacidade para armazenar 25 litros de gasolina. Para oferecer maior segurança, a big trail da Honda conta com o avançado sistema de freios ABS com DCBS (Dual Combined Brake System). A XL 1000V Varadero está equipada com motor DOHC (duplo comando no cabeçote), de 996 cm³, arrefecido a líquido, de dois cilindros em V com inclinação de 90º e gera 93,8 cv de potência máxima. A big trail da Honda custa cerca de R$ 51 mil.

Ducati Multistrada 1100
Estradeira com alma esportiva, aliado ao mais puro e premiado design italiano. Assim podemos definir a Ducati Multistrada 1100, fabricada em Borgo Panigale (Itália) e que custa R$ 48.900 no Brasil. Equipada com um motor de caráter esportivo, a Multistrada 1100 DS oferece bastante conforto para o piloto. A posição de pilotagem ereta e o banco bem largo permitem rodar por mais de duas centenas de quilômetros sem pensar em parar a moto. Com um quadro em treliça aparente, marca registrada da Ducati, a Multistrada 1100 está equipada com suspensão dianteira da marca Showa e, na traseira, monobraço de alumínio com um único conjunto mola-amortecedor Sachs. A Multistrada até percorre uma estrada de chão batido com desenvoltura, mas não foi feita para encarar o off-road mais pesado.

Triumph Tiger 1050
A marca inglesa Triumph tem mais de 100 anos de tradição na construção de motocicletas e a Triumph Tiger 1050 é um de seus modelos mais elogiados pela versatilidade e conforto em longas viagens. Classificada pela própria montadora como “Urban Sports”, a Tiger se propõe a ser uma excelente companheira de estrada. Remodelada em 2007, a moto inglesa ganhou um motor mais potente (115 cavalos de potência máxima) e linhas mais angulosas. Com ares de moto esportiva, a Tiger tem carenagem e o para-brisa altos justamente para desviar o vento em longas viagens. O modelo conta com freios da grife Brembo e ABS, além de rodas de liga leve e pneus de perfil esportivo, já que seu habitat é uma estrada asfaltada. No Brasil o modelo custa R$ 44.900.

Suzuki DL 1000 V-Strom
Como o próprio nome sugere, a big trail japonesa Suzuki DL 1000 V-Strom conta com motor de dois cilindros em V de 996 cm³. Com respostas rápidas e bastante progressivas, o propulsor gera 98 cv de potência máxima. A dual purpose da Suzuki traz quadro tipo diamante com o motor fazendo parte da estrutura, suspensões telescópicas de longo curso na dianteira e um único conjunto mola-amortecedor fixado por links à balança traseira. O sistema de freios é formado por disco em ambas rodas (duplo na dianteira). As rodas de liga leve são calçadas com pneus de uso misto. O quesito conforto é garantido pela postura ereta do piloto, pelo para-brisa alto e também pelo banco largo e macio. Robusta e com visual arrojado, a big trail da Suzuki tem preço sugerido de R$ 43.732

Por Portal UOL

Editado Por Fabio Weslley

Nenhum comentário:

Postar um comentário