sábado, 20 de março de 2010

Yamaha XT1200Z Super Ténéré 2010


Quem curtia motocicletas já na década de 80 certamente se lembra dos históricos modelos Ténéré e Super Ténéré, com seus tanques enormes, baseados nos protótipos da Yamaha que disputavam o Rally Paris - Dakar na época. Despertando estranhamento ou paixão, os modelos se tornaram muito populares no mundo inteiro, principalmente entre aqueles que gostavam de percorrer longas distâncias, aproveitando a grande autonomia e confiabilidade desta linha que se tornou um clássico.
Quando a Yamaha tirou de linha a XTZ 750 Superténéré, em 1998, deixou uma legião de fãs desolados. Agora, em 2010, a montadora japonesa relança sua "Big Trail", que estará disponível na Europa a partir de maio deste ano, com um novo motor com nada menos que 1200cc! A notícia ruim é que esta moto, a princípio, estará disponível apenas para o mercado europeu e australiano. No momento não há previsão nem de que seja lançada por aqui.

Lembrando sua antecessora apenas no tamanho do tanque, a nova XT1200Z Super Ténéré foi totalmente reestilizada e conta com o que há de mais moderno na engenharia motociclística atual. A Yamaha define que sua nova estrela foi desenvolvida sob o conceito de "Máquina Definitiva para uma Aventura Intercontinental". Ela herda os ideais de desenvolvimento da Ténéré que arrebatou muitos fãs nas décadas de 80 e 90, depois de conquistar muitas vitórias no Dakar. A montadora afirma que o novo modelo alcançou alto equilíbrio das qualidades mais desejados pelos pilotos em uma aventura de longa distância, incluindo boa performance em estradas não pavimentadas, além de leveza e agilidade nas curvas.


novo motor de dois cilindros em linha com 1200cc e 110 cavalos, traz novas soluções como o radiador montado na lateral, auxiliando na centralização do peso. Mas não é só isso, outras maravilhas modernas acompanham o relançamento do modelo como, controle de tração desenvolvido pela equipe Yamaha Moto GP, sistema D-MODE, que permite ao usuário escolher entre dois tipos de performance, freios ABS e sistema unificado que faz o balanceamento dos freios dianteiro e traseiro, na hora da frenagem.

Outras novas características do modelo são o novo quadro totalmente redesenhado, sistema de escape compacto com catalizador, transmissão por eixo cardã, suspensões traseira e dianteira reguláveis, altura do banco ajustável, entre muitas outras inovações



Por Fabio Weslley

Nenhum comentário:

Postar um comentário