domingo, 21 de fevereiro de 2010

O acelera mente pergunta o que vcs achão da nova fazer 250 de sua opinião


As primeiras fotos da Fazer 2011 saíram no final do ano passado, logo depois da Honda confirmar o lançamento a CB300R. A expectativa era de que a Yamaha apresentasse a nova Fazer no Salão Duas Rodas, no final do ano, o que não aconteceu. Agora a Yamaha apresentou a tal Fazer, e então eu pude entender o motivo da Yamaha não ter lançado a moto no salão.

A Honda, no salão, lançou a CB300R com freio C-ABS, o que inclui freio a disco traseiro. Além da própria CB300R, mais potente, maior, mais bonita e mais moderna que a Fazer, e muito parecida com a Hornet, a inclusão dos novos acessórios deixaram-a anos luz a frente da Fazer antiga, e lançar a nova Fazer seria um tiro no pé.

As novidades do novo modelo da Fazer são: Freio a disco traseiro, novas rodas, nova rabeta e lanterna traseira, novo painel e novo farol. Apenas mudanças estéticas e o freio a disco traseiro, sem opcional de ABS.

Eu particularmente esperava mais da nova Fazer. Esperava que, no mínimo, viesse com motor de 300 cilindradas, para fazer frente a CB300R. O motor de 250cc, que foi lançado em 2005, já era ultrapassado no próprio lançamento, pois os 21cv de potência eram inferiores aos 24cv da Twister. Isso por conta do motor ter apenas duas válvulas controladas por comando único no cabeçote. A Honda já tinha 4 válvulas e comando duplo desde 2001, ano do lançamento da Twister.

A CB300R manteve o motor de 4 válvulas e comando duplo da Twister, porém aumentou a cilindrada de 249 para 291, e usou um pistão com revestimento de Teflon, que faz mais ou menos o que o revestimento de cerâmica da Yamaha faz. Além disso, incluiu a injeção eletrônica e todos os catalisadores obrigatórios para atender a PROMOT 3, e com isso atingiu 26,5cv e 2,8 kgf.m de torque… valores que podem ser facilmente aumentados apenas substituindo o escapamento.

Na Fazer, que já tinha injeção eletrônica desde seu lançamento, só foi necessário colocar um sensor de O2 para controlar a queima com mais precisão e atender a PROMOT 3. Poderiam ter mexido mais no motor, aumentado sua cilindrada, terem mexido nesse cabeçote… Sei lá. Eu realmente esperava mais.

De qualquer forma, ainda é uma boa moto, como a Fazer antiga era. Para quem quer uma moto mais econômica, menos visada para roubo, e com preço mais em conta, essa Fazer é ideal.

Por Fabio Weslley

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